O QUE É TREINAMENTO IN COMPANY?
Hoje em dia, existem muitas formas de formação : formação curta, formação longa, cursos sanduíche, ensino à distância, formação presencial… Recentemente ouviu falar de outro tipo de formação, formação in company , mas não entender bem o que é? Quer conhecer as vantagens e o custo desse tipo de treinamento ? Você terá a resposta […]

Hoje em dia, existem muitas formas de formação : formação curta, formação longa, cursos sanduíche, ensino à distância, formação presencial… Recentemente ouviu falar de outro tipo de formação, formação in company , mas não entender bem o que é? Quer conhecer as vantagens e o custo desse tipo de treinamento ? Você terá a resposta para todas as suas perguntas depois de ler estas poucas linhas.

O que é treinamento in company?
A formação intra-empresa é um curso de formação existente no catálogo de uma organização de formação, ministrado exclusivamente a um grupo-alvo de colaboradores da mesma empresa. É diferente do treinamento interempresarial, que reúne colaboradores de diferentes empresas e setores. É também diferente da formação à medida, que é a criação de um programa ad hoc, exclusivo e personalizado que visa abordar os problemas específicos de uma organização. O treinamento sob medida que exige uma engenharia pedagógica exclusiva é, portanto, muito mais caro do que o treinamento na empresa.

Um curso operador de empilhadeiras, por exemplo, precisa ser presencial.

Idealmente, esses treinamentos in company reúnem trainees com as mesmas expectativas e um nível semelhante. Cada colaborador pode assim beneficiar facilmente da formação e colocá-la em prática sem demora. A formação in company envolve quase sempre uma organização de formação externa (não é uma formação interna). Os objetivos do treinamento diferem de acordo com as necessidades dos alunos, da empresa e da organização de treinamento escolhida . Em geral, as modalidades podem ser adaptadas para atender com precisão às necessidades e objetivos de treinamento da empresa.

Alguns constrangimentos devem ser tidos em conta: em primeiro lugar, a necessidade de ter uma massa crítica de colaboradores, de forma a favorecer uma certa dinâmica de grupo e uma riqueza de interacções. Também é preciso ter cuidado com a mistura de populações, evitar vínculos hierárquicos dentro de um grupo para estimular a liberdade de expressão e garantir certo nível de homogeneidade.

Por que fazer um treinamento in company?
Você entendeu: o objetivo geral do treinamento in company é formar estagiários da mesma empresa para que estejam operacionais em suas missões. Este tipo de treinamento tem muitas vantagens. Nós os apresentamos a você.

Reunir e treinar funcionários em torno de um projeto comum

A primeira vantagem do treinamento in company é que ele permite que os diversos funcionários da empresa invistam em um projeto comum. Este tipo de formação ajuda a unir os colaboradores de uma empresa , a reforçar a coesão do grupo e a desenvolver as competências de cada indivíduo. O treinamento dentro da empresa também garante o acesso a um vocabulário e processos comuns e fornece uma base comum para todos.

Valorizando as habilidades de seus colaboradores

Permitir que cada colaborador desenvolva suas habilidades é uma forma de ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente. Um funcionário que desenvolve suas habilidades individuais por meio de treinamento e as tem reconhecido por todos é um funcionário mais feliz no trabalho. A formação em competências novas ou melhoradas é também uma forma de avançar para novas tarefas e de combater a desmotivação no trabalho. Este tipo de formação incentiva também a partilha de competências individuais e por vezes a formalização de boas práticas internas para levar a cabo os projetos da empresa com sucesso.

Métodos de treinamento flexíveis

Embora assente num programa já existente, a formação in company é, no entanto, ajustável e adaptável às necessidades da empresa e dos seus colaboradores, quer ao nível da formação, datas, local ou formato. A formação pode, portanto, ocorrer nas instalações da empresa, nas instalações da organização de formação ou num local de terceiros, por exemplo para reforçar o aspecto convivial ou de formação de equipas da formação.

Como fazer um treinamento in company?
Existem diversos tipos de treinamentos in company para escolher, dependendo do setor em que a empresa atua. A primeira coisa a fazer é optar por um curso de formação que permita desenvolver as competências necessárias para atingir os objetivos da empresa. Uma discussão com o gestor educacional do programa é necessária para que ele entenda os desafios e expectativas da empresa cliente e, assim, organize da melhor forma possível os métodos educacionais do programa. Só uma vez definidas estas necessidades será possível escolher um centro de formação que seja compatível com o projeto de formação em causa. O conteúdo e o programa dos cursos de treinamento dependem da organização de treinamento . Aqui estão alguns treinamentos profissionais cursos disponibilizados pelo IPAG do nosso catálogo de formação que são particularmente adequados para sessões intra-empresa:

Gerenciando negociações comerciais
Gerenciamento remoto
Dos riscos psicossociais ao bem-estar no trabalho
Inovação social e transição energética
Quanto custa um curso de formação in company?
O custo de uma formação in company pode variar em função de vários fatores (organização da formação escolhida, conteúdo da formação, duração da formação, etc.), incluindo o número de participantes e o local da formação . As organizações de treinamento geralmente estabelecem uma taxa para as viagens e treinamentos fornecidos pelo treinador, independentemente do número de pessoas a serem treinadas. A formação in company é considerada lucrativa para a empresa se esta inscrever pelo menos 5 participantes . Isso significa que é mais interessante para a empresa comprar um treinamento in company do que enviar seus 5 funcionários para sessões interempresariais.

Agora você sabe o que é o treinamento in company e como ele difere do treinamento interempresarial. Gostaria de oferecer aos seus colaboradores um curso de formação personalizado para melhorar as suas competências? Para seguir um curso de formação? Não hesite em nos contatar para saber mais sobre nossos programas de educação executiva e obter informações personalizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *