8 estratégias de promoção de marketing, do conceito à prática das principais marcas
Adotar um plano de marketing pode ser muito difícil, especialmente quando você é novo no mercado.  No entanto, depois de ler essas 8 estratégias de promoção de marketing de entrada, você definitivamente saberá que caminho seguir. Siga essas táticas de marketing simples, mas poderosas, e verifique como as grandes marcas estão praticando o inbound marketing. […]

Adotar um plano de marketing pode ser muito difícil, especialmente quando você é novo no mercado. 

No entanto, depois de ler essas 8 estratégias de promoção de marketing de entrada, você definitivamente saberá que caminho seguir.

Siga essas táticas de marketing simples, mas poderosas, e verifique como as grandes marcas estão praticando o inbound marketing.

O que é uma estratégia de promoção?

Uma estratégia de promoção é definida pelo plano e táticas que você implementa em seu plano de marketing, a fim de aumentar a demanda por seu produto ou serviço. As estratégias de promoção desempenham um papel vital no mix de marketing (produto, preço, colocação e promoção) e giram em torno de:

  • Público-alvo - para quem você está vendendo e quais são os interesses deles
  • Orçamento - quanto você está disposto a investir
  • Plano de ação - que estratégia você está adotando para alcançar seu objetivo e obter lucro.

1. Use o marketing de conteúdo para direcionar mais tráfego

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais famosas que existem. Mesmo que não esteja totalmente de acordo com a definição de estratégia de promoção clássica, com certeza vale a pena. O marketing de conteúdo é rei . E a principal razão por trás disso é porque vale a pena. Com um pouco de esforço, qualquer marca ou empresa pode compartilhar conteúdo com seu público. Lentamente, mas com segurança, o marketing de conteúdo faz parte de uma estratégia de marketing digital que eventualmente se transforma em consciência de marca. Como? É simples.

Digamos que você seja uma empresa que vende pneus. E você começa a blogar sobre a importância de escolher os pneus corretos, segurança e assim por diante. Seu público passará a confiar mais em você, tornando sua marca uma boa candidata para a próxima compra de pneus. Assim, tornando o marketing de conteúdo uma preciosa forma indireta de estratégia de promoção. Você pode se surpreender com a importância desse assunto, mas o marketing de conteúdo não se resume aos blogs. Está em toda parte. Publicidade paga online ou anúncios patrocinados, site, flipbooks digitais , plataformas sociais e assim por diante. Basicamente, em qualquer lugar onde haja uma cópia diretamente associada à sua marca, chamamos isso de marketing de conteúdo. Claro, marketing de conteúdo é mais do que apenas conteúdo. O processo começa com a criação (com base na estratégia) e éseguido de promoção , medição e otimização constante . No entanto, há uma curva de aprendizado em que o ingrediente secreto é a paciência.

marketing de conteúdo de promoção de vendas da h & m

Um dos melhores exemplos de ótimo marketing de conteúdo é a estratégia de promoção de vendas da H&M. A H&M Life é a sua forma de oferecer aos clientes informações valiosas sobre as suas coleções e tendências da moda da indústria com foco na cultura local.

2. Explore a mídia social e o marketing por e-mail para obter envolvimento com o foguete

Cada plataforma de mídia social possui um público diferente, o que torna seu uso mais divertido para as marcas. O Snapchat está associado aos jovens e o LinkedIn a um público mais profissional. Pense nisso, de acordo com a última pesquisa do Pew Research Center , 68% dos americanos usam o Facebook e 73% usam o YouTube.

Uso de mídia social em 2018

Em números aproximados, isso significa que 237,25 milhões de pessoas estão usando o YouTube. E aqui surge a oportunidade. Simplesmente criando uma conta no YouTube para sua marca, você tem a chance de expor sua marca a essas 237,25 milhões de pessoas. A exposição é um ótimo exemplo de estratégia de marketing.

Encontre a plataforma de mídia social certa para sua marca e aproveite tudo o que ela tem a oferecer. Comunique-se com seu público online. A mídia social é um grande mediador entre seus clientes potenciais e sua marca . Além disso, vem com um toque de sentimento pessoal. Lembre-se de que suas abordagens devem ser diferentes na maioria dos canais de mídia social. Você tem que usar postagens direcionadas e exibir anúncios, a fim de maximizar as conversões online com buyer persona . 

O marketing por email pode fazer parte de uma estratégia de promoção interna, bem como um exemplo de estratégia de promoção externa. Depende de você como deseja usá-lo. O marketing de e-mail de entrada se concentra em construir um relacionamento com o leitor , em vez de enviá-lo como spam com vendas de e-mails. Um plano de promoção de estratégia de email marketing de entrada deve levar em conta algumas coisas, como o valor da mensagem e o tempo. Uma vez que você conseguiu criar suas listas de endereços de e-mail, isso significa que as pessoas estão realmente interessadas em seu produto ou serviço. A única coisa que você precisa fazer a seguir é fornecer a eles conteúdo de qualidade, de preferência direcionado, por meio de segmentação. Envie boletins informativos, lançamentos de recursos, convites para eventos, notícias da indústria e assim por diante. Não se esqueça de encorajar assinaturas de e-mail nas redes sociais também.

audi_promotion_strategy

Dê uma olhada na estratégia de promoção da Audi nas redes sociais. À primeira vista, você pode chamar a página do Instagram deles de entediante ... mas se você olhar mais de perto, verá que entediante não é a palavra certa. Prefiro chamá-los de persistentes. A atitude deles em relação às redes sociais é “se não está quebrado, não conserte!”. Eles simplesmente se limitam ao que sabem que funciona para seu público. Sua estratégia de mídia social no Instagram é bastante simples e cativante. Imagens luxuosas com carros caros em relâmpagos interessantes e lisonjeiros. Sucesso garantido para uma conta Instagram com 12,2 milhões de seguidores. Ca-Ching!Assine a nossa newsletter!

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3. Executar referências para construir confiança

Nesse caso, os números falam por si. 92% das pessoas preferem acreditar na recomendação de um produto ou serviço de um amigo , em vez de qualquer outra forma de marketing. A propaganda boca a boca, também conhecida como WOM, é um dos exemplos mais valiosos de estratégias de promoção pull. Embora os especialistas considerem essa a estratégia mais forte que existe, também é a mais difícil de obter.

Requer muito tempo e esforço, principalmente se sua marca for nova no mercado. No entanto, existem algumas técnicas que incentivam esse tipo de estratégia de promoção da marca. Considere a criação de um programa de referência, no qual os clientes que compartilham sua experiência de marca são recompensados ​​de uma determinada forma. Talvez um desconto na próxima compra, um cartão-presente ou qualquer coisa que faça com que eles se sintam apreciados . Afinal, todos os planos de promoção de estratégia de marketing de entrada têm a experiência do cliente como sua principal prioridade.

WOM é um processo contínuo, mas ficará mais fácil conforme sua marca crescer. Pense em criar grupos de mídia social e iniciar uma comunidade em torno de sua marca. Eventualmente, clientes satisfeitos começarão a anunciar a marca sem você adicionar nenhum esforço extra ao processo. Buscar conteúdo viral e uma ótima experiência do cliente é um bom ponto de partida.

Se você ainda está se questionando sobre essa tática de marketing, vou dar um exemplo claro de uma referência na prática. Digamos que você vá fazer uma viagem a Barcelona. Antes de chegar lá, qual seria uma das primeiras coisas que você costuma fazer? Bingo! Verifique as recomendações. Você procura blogs, fotos ou perfis do Instagram, avaliações do Trip Advisor e assim por diante. Bem, de uma forma ou de outra, tudo isso faz parte de uma estratégia de promoção de marketing de referência.

A estratégia de promoção de vendas da Adidas não inclui apenas referências, mas também usa mídias sociais obscuras (compartilhamento de conteúdo por meio de terceiros) para obter as recomendações tão necessárias.

referência de estratégia de promoção da adidas

“70% das referências de marcas globais são de dark social, não do Twitter ou Facebook.” , diz o diretor sênior de comunicações globais de marca da Adidas, Florian Alt. Assim, em 2016, a Adidas iniciou sua campanha Tango Squads. Eles começaram a operar grupos de aplicativos de mensagens , como WhatsApp e Facebook Messenger, nos quais compartilhavam conteúdo exclusivo e anúncios de pré-lançamento e assim por diante. O princípio por trás dessa mudança é simples - vincule apoiadores da marca, alimente-os com informações valiosas e tenha-as, espalhe-as pelo mundo.

Esses são os caras que vão divulgar suas histórias e conteúdo. Eles dão longevidade e autenticidade, porque estão falando em um ambiente de mensagens privadas. Se for uma indicação de seu companheiro, é muito mais provável que você compre do que se vier de uma marca, diz Alt.

4. Eventos de patrocinador para experiência do cliente

Patrocínios e marketing inbound andam juntos como o cavalo e a carruagem. Mas existe uma linha tênue entre o patrocínio do evento ser ativo ou inbound. A principal diferença é que os patrocínios externos geralmente perseguem os participantes para fazê-los comprar, enquanto o patrocínio interno se concentra em fornecer aos participantes informações de qualidade, conteúdo valioso e experiência do cliente . Assim, visando a construção de um relacionamento duradouro.

Claro, o objetivo principal é o mesmo - transformar clientes em potencial em clientes reais, é apenas a abordagem que é diferente. Para atingir esse objetivo, você precisa, é claro, trabalhar para isso. Mas a primeira coisa primeiro.

Coloque um banner estratégico para iniciar o início do recall da marca . Em seguida, pense em como você valorizaria os participantes . Peça a alguém que represente sua marca para fazer um discurso inspirador, criar um panfleto ou um e-book com informações úteis para os participantes e assim por diante. O patrocínio interno é sobre construir a base de um relacionamento leal entre marca e cliente . Pode ser que não aconteça imediatamente, mas se o que você oferece for valioso o suficiente para o participante, acabará por transformá-lo em clientes fiéis.  

estratégia de promoção de marketing de patrocínio pepsi

Tenho certeza de que todos vocês já conhecem uma das campanhas de parceria mais famosas de todos os tempos. Até agora, a PepsiCo tem usado essa estratégia de promoção de marketing de patrocínio para apoiar a NFL e está indo como fumaça.  

Essa estratégia funciona muito bem também na publicidade de empresas locais .

Diversas grandes promoções podem ser citadas, como as de empresas aéreas que sorteavam pacotes de viagens 2021 para seus clientes.

5. Trabalhe com embaixadores da marca para aumentar o conhecimento da marca

De acordo com o Smart Insights , embaixadores são a forma mais eficaz de marketing de influenciador . Agora, se analisarmos, o embaixador é como (número 3 - discutido acima) as técnicas de promoção de vendas boca a boca , mas no próximo nível. A história dos embaixadores da marca nos leva de volta à era cowboy do Marlboro. Como o próprio nome indica, os embaixadores da marca são uma forma extremamente eficaz de estratégia de promoção de marketing.

Ao associar a sua marca a uma pessoa de interesse relevante para o seu público, os seus clientes (juntamente com os potenciais) poderão dar uma cara ao nome. Normalmente, o embaixador da marca faz com que a marca pareça mais pessoal e humana . Mesmo sabendo que esses embaixadores estão sendo pagos pelas marcas para promover sua marca, a resposta humana natural à experiência de outro ser humano com o produto tem mais probabilidade de ser melhor, em comparação com uma abordagem simples de branding.

Por quê? Porque os seres humanos são movidos pela emoção . Qualquer outra experiência de marca humana terá um impacto maior no seu público, seja ele pago ou não. Agora, a principal questão aqui não é se você deve ou não pensar em uma embaixada, mas como fazê-lo melhor? Como você deve escolher o embaixador certo para sua marca? Claro, a resposta será diferente para qualquer marca, mas as diretrizes principais incluem dois pontos específicos: público (você deve ter uma perspectiva clara sobre isso) e relevância (você também deve saber quais são suas preferências e interesses).

Para encurtar a história, uma estratégia de promoção de marketing influenciadora pode ajudá-lo a acelerar o crescimento do reconhecimento da sua marca. Assim, conferindo à sua marca mais credibilidade e poder de retenção.

estratégia do embaixador da marca coca cola

Aposto que muitas associações entre celebridades e marcas vêm à sua mente quando você pensa na estratégia de promoção dos embaixadores da marca, mas desta vez, vamos mencionar apenas uma. The Coca Cola - Selena Gomez é uma dupla muito difícil de bater. Com quase 7 milhões de curtidas no Instagram, acho que podemos oficialmente chamar essa associação entre marca e celebridade de um verdadeiro sucesso.

6. Use amostras grátis, cupons de vendas e promoções para impulsionar as vendas

Tudo bem, vamos enfrentá-lo. Os descontos estão por toda parte e as pessoas adoram. Quer seja na forma de uma amostra grátis, um cupom ou uma promoção, as vendas podem, na verdade, ser um ótimo exemplo de estratégia de marketing de entrada para um produto. No entanto, as vendas internas visam algo mais do que uma simples compra. Quando se trata de inbound / pull marketing, não deve ser apenas uma aventura única, mas um relacionamento sério e duradouro. Então, quais promoções contam como marketing de entrada?

Bem, a verdade é que estamos falando de uma linha tênue. Pense nos momentos em que você decide comprar uma assinatura mensal para uma determinada marca, e depois de verificar suas tabelas de preços, você percebe que a assinatura anual é muito mais barata. Agora, isso é marketing de entrada. Visando corridas longas, em vez de curtas.

Outra prática comum são as amostras grátis . Se você quiser, podemos chamar isso de “tentação da droga”. Por quê? Porque funciona exatamente assim. Enquanto a marca estiver confiante de que a pessoa que experimentar o produto, estará disposta a pagar o valor total para repetir a experiência. Por outro lado, os clientes estão mais do que dispostos a experimentar algo de graça, sem nenhum compromisso. Portanto, é uma situação ganha-ganha.

O mesmo princípio se aplica a testes e demonstrações gratuitas . Tenho certeza de que todos estão familiarizados com a famosa linha “primeiro mês de graça”. Por mais inofensivo que pareça, faz parte do mesmo plano de marketing. A Netflix conhece essa estratégia de promoção de vendas muito bem e a está abraçando de braços abertos.

estratégia de promoção de vendas netflix

Outro exemplo bastante comum de promoções de vendas bem-sucedidas são os cupons, novamente pelos mesmos motivos. O que os cupons fazem? Implicam um certo comportamento do cliente, repetitividade. As compras repetitivas criam certo tipo de familiaridade com o produto, que pode facilmente se transformar em fidelidade.

7. Adote estratégias de reembolso e descontos para garantir a qualidade

Reembolsos e descontos são alguns dos clássicos em estratégias de promoção de produtos. O conceito por trás deles é bastante semelhante, no entanto, eles são diferentes em essência e prática.

Os reembolsos representam uma forma de garantir aos seus clientes a qualidade do seu produto. “Garantia de devolução do dinheiro” soa familiar para você? Essa tática de marketing promocional funciona como psicologia reversa. Saber que se você não estiver satisfeito com o produto poderá receber seu dinheiro de volta fará com que você queira experimentar o produto. Claro, as marcas que adotam esse tipo de estratégia de promoção são principalmente as que realmente sabem, você não vai pedir seu dinheiro de volta, porque vai se apaixonar pela sua marca. Antes de adotar esse tipo de estratégia, certifique-se de oferecer um produto de boa qualidade.

Os descontos , por outro lado, contam com uma coisa diferente - a volta do cliente . Como funciona? No caso dessa estratégia de marketing específica, o desconto parcial, também conhecido como abatimento, é oferecido apenas quando a quantidade adquirida atinge um limite específico. O público-alvo aqui não são os clientes potenciais, mas sim os clientes existentes, na esperança de garantir a fidelidade do cliente .

Pense em uma garrafa de champanhe cara. Digamos que custe cerca de 200 $. Adotar uma tática de marketing de promoção de desconto não fará com que as pessoas que nunca experimentaram antes comprem duas garrafas dele. Provavelmente, os clientes (que já conhecem sua marca) terão interesse em comprar uma segunda garrafa pelo preço. E é assim que os descontos funcionam.

Estratégia de promoção de desconto da Apple

Um ótimo exemplo de desconto é a estratégia de promoção de vendas da Apple. Até hoje, a Apple tem aproveitado os descontos, a fim de estabelecer relacionamentos de longo prazo com os clientes com determinados grupos-alvo. Todos os anos, durante o período de volta às aulas, a Apple aborda os alunos com abordagens como a acima.

8. Explorar programas de fidelidade e recompensas de patrocínio para aumentar a fidelidade do cliente

Um oldie, mas goldie! As marcas têm recompensado seus clientes fiéis antes mesmo de esse conceito existir. Quer seja na forma de pontos e pontuações do cliente , ou apenas simples bônus em aniversários de clientes , programas de fidelidade e recompensas de patrocínio, siga o caminho das estratégias de marketing pull. Além disso, faz com que os clientes se sintam valorizados e importantes, criando um vínculo pessoal especial com a própria marca. Essa estratégia de promoção de marketing é geralmente encontrada em marcas que têm um toque corporativo. De pontos bancários para compras com cartão de crédito à Internet gratuita de empresas de telecomunicações, as recompensas do cliente são muito famosas no mundo do pull marketing.

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Dê uma olhada na Lufthansa e seu programa “Milhas e mais”. Além de ser o maior programa de fidelidade da Europa, possui mais de 25 milhões de membros. Seu sistema de recompensa de milhas é bastante complicado, mas, para encurtar a história, quanto mais você voar com eles, melhores serão os benefícios. Melhor conforto, melhores preços, escalas mais rápidas e muitos outros privilégios.

Encontrar a estratégia certa para promoção de vendas 

A verdade é que não existe uma receita perfeita para o sucesso. Não consegue seguir determinados passos e tem sucesso garantido. Por quê? Porque o sucesso é variável e é influenciado por vários fatores, como posicionamento , qualidade do produto , poder de compra do mercado , economia, tendências , necessidades , localização e acesso ao produto ou serviço, categoria de produto - as pessoas precisam ou é uma compra de luxo e assim por diante. Mas o influenciador mais importante nisso é o público.

Você tem que conhecer seu público para saber como pregar para eles. É muito simples. Pense em uma simples camiseta branca. Como você o venderia a uma adolescente em comparação a uma mulher na casa dos 50 anos? O mesmo produto, mesmo tecido, mesmo material. Dois públicos diferentes, duas abordagens diferentes. Enquanto a abordagem no segundo caso pode ter algo a ver com permanecer elegante e parecer magro, no primeiro caso, provavelmente será sobre estar na moda e descolado. Agora, este é o posicionamento certo para o público certo. Supondo que você já conheça seu público muito bem. A próxima coisa que você deve praticar e refletir sobre sua promoção de vendas. Se você ainda está tentando descobrir seu público-alvo, precisa dar um passo para trás e começar sua pesquisa. Comece olhando para o quadro geral, crie sua buyer persona em 5 etapas fáceis .  

Seguindo em frente , as promoções de vendas baseiam seus princípios em incentivos . Normalmente, curtos, limitados pelo tempo, na esperança de obter uma resposta de compra. As estratégias de promoção geralmente se dividem em 2 grandes categorias: marketing push e marketing pull.

Push Marketing, também conhecido como Outbound

O marketing de pressão é muito antigo e usa uma abordagem mais tradicional . Impulsione as estratégias de marketing com foco no relacionamento produto-cliente. O principal objetivo desse tipo de abordagem é minimizar o tempo e o esforço que o cliente despende desde o início até a compra. O comportamento típico da marca, neste caso, é quase sinônimo de marketing tradicional. Técnicas como venda direta (porta a porta ou em showrooms), pontos de venda e distribuição , feiras , transportes públicos ou anúncios rodoviários e assim por diante.

As estratégias de push marketing contam a maioria de suas técnicas em um intermediário, como os varejistas, fornecendo-lhes seu produto, de modo que, no final do dia, os varejistas exibam o produto e o tenham facilmente acessível para os consumidores-alvo finais.

Pull Marketing, também conhecido como Inbound

As estratégias de vendas de marketing pull são, em essência, um pouco diferentes das estratégias de push. Na verdade, muito diferente. Seu foco principal é o reconhecimento da marca . As estratégias de promoção de vendas pull exigem muito investimento, tempo e, claro, dinheiro. Se as estratégias de push fossem o produto que você vê em todas as prateleiras do supermercado gritando “escolha-me, escolha-me”, o marketing de atração seria o produto que foca em si mesmo. Criar uma imagem bacana do produto ou serviço, fazendo com que as pessoas o procurem e lembrem, sem a necessidade de vê-lo em todos os lugares e todos os dias. Funciona como psicologia reversa.

As estratégias de pull sale estão associadas a um tipo de abordagem mais da nossa “era”. Assim, as marcas que vão para ele e aprová-lo, não se contentar com um tempo de uma tentativa “affair”, só porque ele é acessível (uma vez que não é necessariamente isso. Mas em vez disso, vai para uma fidelidade do cliente por construir uma forte relação cliente . A solicitação, neste caso, é invertida: o cliente está procurando o produto e está solicitando aos varejistas, depois os varejistas estão solicitando aos fabricantes.

A principal diferença entre as duas técnicas de venda muito diferentes é que as estratégias push tentam vender um suprimento de produto já existente, enquanto as estratégias pull tentam aumentar a necessidade que aumentaria imediatamente as solicitações de abastecimento. Reduzindo-o, as estratégias de push seriam como uma perseguição, enquanto as estratégias de pull seriam como o magnetismo.

No entanto, embora hoje em dia o inbound marketing seja considerado mais direcionado e econômico, essas duas estratégias não se excluem.

Pense nisso, experimente e encontre sua própria receita perfeita para o sucesso!

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